Grão, Details of a Larger Nature
Image reproduction system using discontinued industrial tiles
Lisbon, 2007
Grão, Detalhes de uma Natureza Maior
Sistema de reprodução de imagem que recorre a azulejos industriais descontinuados
Lisboa, 2007
“Grão” is a visual composition and reproduction system that first of all aims at giving a new life to end-of-the-line, industrially produced tiles. It also aspires to become an innovative option for the rehabilitation of the urban built heritage. It recovers discontinued production tiles, using them as units of decorative cladding panels, destined both to architectural façades and to the (re)furbishment of other urban elements. Made up of hundreds, or even thousands of tiles – the “grains” that build an image of monumental presence – these panels aspire to be part of the urban landscape in a both determined and surprising way.
The “Grão” system is thus suitable for application in large surfaces (main and side façades, walls, etc.) which encompass two possible moments for visualizing a given image, each of them corresponding to a certain distancing between panel and observer: on a human scale, it applies to anyone walking close enough to the panel that he or she can see the various designs and motives of the tiles that compose it, and on an urban scale, it is perceivable to anyone passing by from a distance, and can therefore glance at the reproduced image and obtain its total perception.
For the first real-scale test, presented at the National Tile Museum in Lisbon as part of the commemorations of the 100th anniversary of its founder, Engineer Santos Simões, in July 2007, a composition was created, which would allow to demonstrate the applicability of the system. A “Still Life” was chosen as the subject to be reproduced, not so much for its significance in Art History, or for its symbology, but for being a recurring theme in the teaching and experimentation of a particular plastic expression technique, such as painting or drawing, a sort of “test image” for future creations. It was also chosen for the eminently decorative nature of this pictorial category, easily identifiable and interpretable by any observer, regardless of his or her origin, nationality or visual culture.
“Grão” é um sistema de reprodução e composição visual que antes de mais, pretende dar uma nova vida azulejos industriais descontinuados, de fim de linha. Aspira também a tornar-se numa opção inovadora para reabilitação do património urbano construído. Recupera os azulejos industriais descontinuados, usando-os como unidades de painéis de revestimento, destinados tanto a fachadas arquitectónicas com a reabilitação de outros elementos urbanos. Constituídos por centenas, ou mesmo milhares de azulejos – os “grãos” que compõem uma imagem de presença monumental – estes painéis procuram fazer parte da paisagem urbana de uma forma surpreendente e determinante.
O sistema “Grão” adequa-se assim à aplicação em superfícies amplas (fachadas principais e laterais, muros, etc.) que abrangem dois possíveis momentos para a visualização de uma imagem, cada um deles correspondente a um determinado distanciamento entre o painel e observador: numa escala humana, que se aplica a qualquer um que passa perto o suficiente do painel para ver os vários modelos e os motivos das peças que o compõem, e numa escala urbana, quem passa à distância pode olhar para a imagem reproduzida e ter uma percepção geral.
Para o primeiro teste em escala real, apresentado no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, como parte das comemorações do 100º aniversário do seu fundador, o Engenheiro Santos Simões, em Julho de 2007, foi criada uma composição que permitiria exemplificar a aplicação do sistema. Foi escolhida uma natureza morta como tema a ser reproduzido, não tanto pela sua relevância na História da Arte, ou pela sua simbologia, mas por ser um tema recorrente no ensino e experimentação de uma técnica de expressão plástica particular, como a pintura ou desenho, uma espécie de “imagem teste” para futuras criações. Foi também escolhida pela natureza eminentemente decorativa desta categoria pictórica, facilmente identificável e interpretável por qualquer observador, independentemente da sua origem, nacionalidade ou cultura visual.
Concept, exhibition design and project coordination
Pedrita
Graphic design
Silvia Prudêncio
This project was rendered with AndreaMosaic software
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Conceito, design de exposição e coordenação do projecto
Pedrita
Design gráfico
Silvia Prudêncio
O render deste projecto foi feito com o software AndreaMosaic.
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